(Vídeo) 18º Batalhão de Polícia Militar tem novo comandante
Segurança
A troca de comando do 18° Batalhão de Polícia Militar foi oficializada em cerimônia, em Brusque, na tarde desta quarta-feira (30). Para o lugar do tenente-coronel Otávio Manuel Ferreira Filho, foi escolhido o major Pedro Carlos Machado Júnior, que atuou como subcomandante da unidade.
O major destacou a experiência de ter atuado em todas as cidades da área de cobertura do 18º BPM como um fator positivo e se disse contente por assumir o posto. “Não tenho como descrever a felicidade que eu tenho. Acho que todo o oficial almeja chegar nos últimos postos, comandar um batalhão e, efetivamente, colocar em prática tudo o que nós aprendemos na academia, na nossa convivência, na nossa experiência profissional, ainda mais em uma cidade como Brusque”, afirmou o novo comandante.
Desde de que recebeu a informação de que assumiria o comando, Machado Júnior passou a trabalhar em um plano de comando para a região. Mesmo que ainda esteja em andamento, ele destaca o foco nas redes preventivas, como a ampliação da Rede de Vizinhos, a Rede de Segurança Escolar ou a Rede Catarina. Outro ponto que o comandante afirma que dará atenção é quanto à aproximação com organizações e corporações locais. “Sozinho, nós podemos fazer um trabalho, mas, com certeza, com mais pessoas envolvidas, com o apoio das demais organizações, a gente consegue fazer um trabalho muito melhor, com muito mais eficiência”.
Depois de quase quatro anos de comando, Ferreira Filho, se licencia devido ao período eleitoral, onde deve concorrer e, dentro da PM, assume como auxiliar do comandante da Região de Polícia Militar. De acordo com o tenente-coronel, ele deixa o posto com a sensação de dever cumprido, por ter feito o que gosta de fazer e ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Era um sonho meu comandar Brusque”, relatou.
Ele analisou o período e reconheceu o apoio recebido. “Muito mais vitórias, muito mais vitórias que dificuldades, muito mais facilidades que dificuldades. Até porque quando temos uma tropa boa, uma sociedade que apoia, entidades que nos apoiem e uma sociedade unida em prol da causa da segurança pública tudo fica mais fácil, mais tranquilo de ser conduzido”, avaliou
A solenidade também serviu para a entrega das novas viaturas que devem compor a frota do batalhão. Foram entregues duas motos BMW F850 GS, que serão utilizadas no motopatrulhamento tático. Elas são resultado de um investimento de mais de R$ 183,7 mil, de um convênio entre Polícia Militar e prefeitura. Além delas, foi entregue uma viatura.