Cidade
No ar agora
As Melhores da Cidade
20:00
Tela Ao Vivo
80%
Restante de hoje
Carregando grade...
Amanha

Arara-canindé é resgatada pela Fundema, em parceria com o Zoobotânico

Redação 05/02/2025 as 14:10
Arara-canindé é resgatada pela Fundema, em parceria com o Zoobotânico
Foto: SECOM/Prefeitura de Brusque
Texto Geral

Nesta quarta-feira (5), a Arara da espécie Canindé foi resgatada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), com o auxílio do Zoobotânico, que continuou o tratamento do animal no parque. A arara foi encontrada por moradores na região dos bairros Guarani e Primeiro de Maio durante a semana.

"A gente, durante esta semana, passou a receber relatos de moradores que avistaram uma Arara-canindé sobrevoando as árvores próximas às suas residências. Aparentemente, era um animal que tinha fugido de um cativeiro, porque ela era bem mansa. Começamos, então, junto ao Zou, um resgate", comentou o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.

O zoo ficará responsável pelo animal e, caso o criador apareça, será necessário se dirigir até o Zoobotânico com os documentos do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS), órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que concede a licença para a criação de pássaros silvestres em cativeiro

"A Arara-canindé é da fauna brasileira, mas das florestas amazônicas. Não temos araras aqui na nossa região, então esse é um dos motivos pelos quais ela não pode ficar solta na natureza. Ela era de cativeiro, então a alimentação dela provavelmente era à base de frutas, sementes e rações, o que impossibilitaria a sobrevivência dela por não ter o instinto de caça", acrescentou a veterinária do Zoobotânico, Milene Zapala.

"Após a captura, fizemos uma avaliação completa nela. O animal está saudável. Colocamos ela em um recinto e agora vamos começar a observar todo o comportamento dela, alimentação e, se precisar de algum tipo de exame, faremos. Provavelmente, vamos introduzi-la aos poucos no recinto, junto com as outras", finalizou Milene.

O Zoobotânico está localizado na Praça da Bandeira, no centro, ao lado da Prefeitura, e funciona das 8h às 17h30, de terça-feira a domingo. O ingresso custa R$ 5 para estudantes, professores e crianças de até 15 anos, e R$ 10 para adultos. A entrada é gratuita para crianças de até cinco anos, guias turísticos acompanhados de mais de 10 pessoas e motoristas de excursão.


Continue lendo

Leia também

Brusque perde  na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Geral Brusque perde na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Redação 28/02 19:55 Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Geral Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Redação 28/02 17:44 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Geral 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Redação 28/02 17:20 Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Geral Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Redação 28/02 15:50

Sonoro

Seu programa favorito comeca em 5 minutos

Notícias

Você está sempre bem informado.
Quer receber alertas de novas notícias diretamente aqui?

Ao vivo

Curtindo a rádio?
Quer saber quando seu programa favorito começa?

Obituário

Notas de Falecimento
Deseja receber um alerta discreto de novas notas?

Plantão

Plantão Rádio Cidade
Quer ser o primeiro a saber quando algo importante acontecer?

Esporte

Quer ser avisado de notícias sobre esporte
ou quando um jogo começar na nossa cobertura?