Secretário fala sobre polêmica do transporte universitário
Entrevista
O transporte de alunos universitários para instituições de Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau foi tema de entrevista com o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, Willian Molina. Ele concedeu entrevista no programa Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (9), após polêmica envolvendo superlotação em um dos ônibus que prestam o serviço.
Segundo ele, pelo menos 80 dos mais de 330 usuários cadastrados usam a linha no período noturno. Para fazer o transporte destes estudantes, dois ônibus com capacidade de 45 passageiros sentados cada, são disponibilizados.
De acordo com o secretário, além do período de ajustes de matrículas exigir uma demanda maior de transporte, a má distribuição do serviço gerou as imagens divulgadas nesta segunda-feira. Molina afirma que o primeiro horário de ônibus para volta para Brusque fez o trajeto praticamente vazio, enquanto, o segundo, acabou superando o número de poltronas disponíveis.
“É óbvio que a prefeitura não é Uber. Não vamos colocar cada aluno em um carro” afirmou. Segundo ele, mesmo com as queixas, há a tentativa de ajustar o serviço para atender as demandas dos estudantes.
Um dos pontos reforçados por Molina é o estudo de uma contrapartida por parte dos usuários para a continuidade do serviço. O tema, segundo ele, é discutido internamente, assim como medidas para melhorar o controle. “É uma ideia que a gente pode amadurecer, acho importante”
Molina frisou que muitos estudantes deixam para pegar o ônibus seguinte ao invés do qual deveriam, o que acaba por fazer com que uns veículos retornem com banmcos vazios e enquanto outro acabem superlotados.