(Vídeo) Sala de Situação contra dengue é criada em Brusque
Saúde
Uma reunião entre representantes de setores da saúde, segurança e entidades se reuniram, na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (23). O encontro com os membros da chamada Sala de Situação reuniu integrantes de 14 entidades públicas e privadas para tratar sobre o combate contra a dengue no município de Brusque.
O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza destaca a atuação dos diferentes órgãos na divulgação das ações, orientação aos moradores e comércio, além do combate aos focos do mosquito. As atuações coordenadas para cada fase de vida do mosquito aedes aegypti também são fundamentais para bons resultados das ações na avaliação do secretário.
“Vivemos um momento de mais uma endemia de dengue, no município de Brusque e, entre os municípios catarinenses, Brusque está em uma situação de risco, então merece uma maior atenção”, descreveu o secretário de saúde, Osvaldo Quirino de Souza.
Os 136 casos de dengue identificados em Brusque reforçam o posicionamento do secretário de Saúde. A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, lamentou o panorama constatado na cidade. “Nunca, na história de Brusque, estivemos com tantos casos positivos”.
Além da Sala de Situação, um canal de comunicação direto com as entidades, será criado. Ele trará atualizações diárias aos integrantes, sobre o número de focos e casos em cada bairro da cidade. Em conjunto, afirma Ariane, serão feitas as tomadas decisões e o processo de escolha.
O vice-prefeito, pastor Gilmar Doerner, enfatizou a necessidade de colaboração entre todos para que se evite um aumento no número de casos da doença na cidade. Em tom de apelo, pediu cuidados redobrados da população com locais que possam acumular água parada, além de reforçar a necessidade de facilitação do trabalho dos especialistas que atuam no controle da endemia. “Convoco nossa comunidade a se tornar sensível a isso e, cada um, fazer a sua parte. Dentro de seu local, dentro de seu terreno”.