(Vídeo) Após reclamações, Guabiruba pede reavaliação de médico
Programa federal
A Secretaria de Saúde de Guabiruba iniciou tratativas com a coordenação regional do Programa Mais Médicos para uma reavaliação de um profissional do município. A decisão ocorreu após dois dias sem atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do bairro Aymoré, no início desta semana, e o histórico de dificuldades na prestação de serviços, ter repercutido na Câmara.
Ainda antes do tema ter sido debatido pelos vereadores, na terça-feira (19), um ofício pedindo a avaliação foi encaminhado para o setor no último dia 25 de março. Desde o mês até esta semana, pelo menos, 15 pessoas haviam formalizado queixas na Secretaria por problemas na prestação de serviço. O material também será repassado para a coordenação.
O profissional de 85 anos atua na cidade desde 2018 e sofre com surdez parcial. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Guabiruba, Michele Cabreira, a situação de saúde do médico se agravou e, hoje, há relatos de dificuldades de comunicação. Para tentar contornar a limitação, em alguns casos foi preciso que os pacientes escrevessem os sintomas para o diagnóstico.
“A gente pediu ao Ministério da Saúde que viesse até nós, que fizesse uma avaliação do profissional e percebessem a dificuldade que as pessoas da nossa comunidade têm com esse profissional, de expor suas queixas, de falar os problemas de saúde que eles têm e, até mesmo uma avaliação de exame físico, já que este médico não consegue fazer uma escuta pulmonar ou uma escuta cardíaca”, relata.
Segundo ela, a partir desta semana, o profissional pediu licença médica por 15 dias para cuidar da saúde e a tendência é que um médico substituto para o período. Michele destaca a possibilidade pelo fato do médico não ser contratado pela Prefeitura local, mas cedido pelo programa Mais Médicos. “Nos preocupa muito, porque poderia haver uma situação de chegar um paciente e fosse uma questão mais grave”, relata.