Unifebe inaugura Estação Meteorológica Ciro Groh
Tecnologia
O Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em parceria com a rede Groh Estações, inaugurou nesta quinta-feira (23) a Estação Meteorológica do campus Santa Terezinha. O equipamento cedido por Ciro Groh é uma das 16 estações que estão instaladas por todo o Vale do Itajaí-Mirim, desde a região das cabeceiras do rio, em Vidal Ramos, passando por Presidente Nereu, Botuverá, Guabiruba e Brusque.
Por meio da Estação Meteorológica, será possível monitorar e registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica, entre outros índices. Com esse equipamento disponível no campus, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, por exemplo, poderão acompanhar de perto o monitoramento e entender na prática como esse processo funciona, visto que os índices registrados em uma Estação Meteorológica são informações a serem consideradas para a execução de um projeto.
“A inauguração da Estação Meteorológica em parceria com o Ciro Groh torna a Unifebe mais uma vez referência no nosso município. Ficamos muito felizes em receber esse equipamento, que acrescentará para a formação dos nossos acadêmicos e desenvolve um papel tão importante para Brusque e região”, evidenciou a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.
No ato de inauguração, Ciro Groh, reforçou que a instalação de mais uma Estação é fruto de um esforço coletivo. “O monitoramento em 16 áreas da nossa região só é possível graças a esse somatório de forças. A Unifebe cedeu o espaço em seu campus para que pudéssemos instalar o equipamento e contribuir, por meio dos dados gerados, com a ciência e a nossa sociedade”, declarou Ciro.
O equipamento instalado na Unifebe é de última geração e permite que os dados registrados na Estação fiquem arquivados em um histórico virtual, além de ser possível acompanhar o monitoramento, em tempo real, no site da Unifebe.