Cidade
Camarote da Cidade
No ar agora
Camarote da Cidade
06:00
Tela Ao Vivo
80%
Restante de hoje
Carregando grade...
Amanha

Brusque participa de estudo do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal da população

Saúde

Rádio Cidade 29/06/2022 as 13:17
Brusque participa de estudo do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal da população
Texto Geral

Brusque está entre os 420 municípios do país que vão participar de um estudo sobre as condições de saúde bucal da população. O SB Brasil é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar e reorientar o modelo de  atenção à saúde bucal, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Brusque, o levantamento será realizado na região do Centro II, de acordo com o sorteio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Edison Luiz Estevão Filho, explica que a equipe é constituída por um cirurgião-dentista, um auxiliar de saúde bucal e um agente comunitário de saúde. De acordo com Edison neste momento a equipe realiza o cadastramento das residências do território e na próxima semana iniciam os cadastros das pessoas.

O levantamento epidemiológico vai se basear na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, e da avaliação da saúde bucal com um exame físico de pessoas de cinco grupos, com idades de 05, 12, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Na análise, também serão verificados os agravos bucais como prevalência de cárie dentária, doença periodontal, problemas ortodônticos, além de necessidade e urgência de tratamento odontológico e de próteses dentárias.

“Para que o estudo tenha uma amostra mais fiel a realidade é muito importante que os moradores da região recebam as equipes em suas casas. Os resultados do estudo vão para uma análise técnica do Ministério da Saúde, para planejar as ações futuras da saúde bucal, as reais necessidades”, reforça Edison. 

O estudo tem o apoio técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no planejamento e cálculo das amostras, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com suporte na calibração e capacitações. O levantamento é feito a cada 10 anos pelo Ministério da Saúde, porém, em 2020 não pode ser feito devido a pandemia do Covid-19. Mais informações sobre o programa acesse o link: https://tinyurl.com/4fpjm5ut


Continue lendo

Leia também

Brusque perde  na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Geral Brusque perde na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Redação 28/02 19:55 Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Geral Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Redação 28/02 17:44 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Geral 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Redação 28/02 17:20 Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Geral Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Redação 28/02 15:50

Sonoro

Seu programa favorito comeca em 5 minutos

Notícias

Você está sempre bem informado.
Quer receber alertas de novas notícias diretamente aqui?

Ao vivo

Curtindo a rádio?
Quer saber quando seu programa favorito começa?

Obituário

Notas de Falecimento
Deseja receber um alerta discreto de novas notas?

Plantão

Plantão Rádio Cidade
Quer ser o primeiro a saber quando algo importante acontecer?

Esporte

Quer ser avisado de notícias sobre esporte
ou quando um jogo começar na nossa cobertura?