(VÍDEO) Moradores relatam acúmulo de entulho após ação contra dengue
Brusque
Moradores de parte do bairro Rio Branco aguardam, desde o dia 17, o recolhimento de entulho ao longo da rua Paulo Voss e parte da Ernesto Bianchini. Na época, uma ação da Prefeitura fazia o recolhimento de materiais que pudessem acumular água e proliferar focos de ovos de mosquito transmissores de doenças como a dengue.
Ao circular pela via é possível observar pontos com madeira, restos de móveis e materiais de construção. O material está exposto em pilhas ao longo da margem da rua.
Luciane de Oliveira, moradora de uma casa da rua, indica que os materiais acumulados deveriam ter sido recolhidos ainda ao longo do dia, conforme indicado pelo Poder Público, o que acabou não acontecendo.
“Ali (na rua Ernesto Bianchini) alguns moradores pegaram recolheram para não ficar feio na rua, né?”, relata. “É a mesma coisa que deixar atrás de casa”, avalia a moradora.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, o caso foi gerado por um possível erro no recolhimento. Em contato com a Secretaria de Obras, parceira na ação, ela afirma ter tido o indicativo de uma coleta do material ainda ao longo desta semana.
"Às vezes, o caminhão passa muito rápido e, aí, a pessoa coloca depois que o caminhão passou, ou, por vezes, eles podem ter deixado uma rua ou outra sem ter entrado e visto”, projeta. Segundo ela, além de grandes entulhos, é preciso manter atenção redobrada com pequenos itens que possam acumular água.
De acordo com Ariane, são estes materiais que acabam gerando a maior parte dos focos de larvas do mosquito. “58% dos focos foram encontrados em pequenos objetos, que são bandejinhas, vasos de cemitérios ou que a gente tem em casa, tampinhas, pratos, aqueles sacos plásticos, sacolas de supermercado, lonas, que têm aquele acúmulo pouco de água, ali se encontra muita larva”, descreve.