Brasil vence Mundial com gol de Amandinha
Com um final de jogo emocionante, a decisão do troféu de campeão mundial de futsal feminino agitou a BN Arena, em San José, Costa Rica. Com direito a gol de Amandinha, atleta do Barateiro Futsal, a um minuto do final, o Brasil derrotou Portugal por 4 a 3, de virada, e conquistou o pentacampeonato mundial da modalidade.
No primeiro tempo, a equipe portuguesa abriu mão do ataque, esperando a chegada das brasileiras em sua defesa. E a pressão do Brasil acabou dando efeito pouco depois da metade da primeira etapa, com Vanessa passando pela marcação e tocando na saída da goleira, abrindo o placar. O empate de Portugal veio em desvio da marcação, sobrando a bola para Melissa, livre, igualar o marcador.
Para a segunda etapa, as lusitanas voltaram com o moral elevado pelo empate, e partiram para cima do Brasil. Em outra falha de marcação, a bola rebateu na goleira Jozi, sobrando para Carla virar o placar. Na sequência, o Brasil perdeu a capitã Tati, expulsa. Com uma atleta a menos por dois minutos, acabou sofrendo o terceiro gol.
Com a desvantagem de 3 a 1, o Brasil entrou com o esquema de goleira-linha, com Jéssika ocupando a vaga. E a pressão surtiu efeito, com Ana Gomes marcando contra, e diminuindo para 3 a 2. Dois minutos depois, a própria Ana Gomes foi expulsa, cedendo cobrança de falta, que Vanessa chutou no fundo das redes, empatando o jogo a um minuto e meio do final.
E faltando 58 segundos para o final de jogo, quando todos esperavam a prorrogação, o chute de Amandinha rebateu na zaga, foi aos pés de Lucileia, que encontrou a atleta do Barateiro Futsal voltando da linha de fundo. Após o passe, Amandinha não teve dúvidas, e encheu o pé para marcar o gol do quinto título mundial brasileiro.
Em cinco edições do Mundial de Futsal Feminino, todas elas foram vencidas pelo Brasil. Foram duas finais contra a Espanha, e três contra Portugal. Além da premiação pelo título, Amandinha também levou a Bola de Ouro, sendo eleita a melhor jogadora do Mundial da Costa Rica.