Entidades se reúnem para definições de espaço
Durante a manhã desta quinta-feira (29), o projeto de construção da Vila Olímpica foi colocado em debate com as entidades e modalidades interessadas em fazer parte da área. O prefeito Paulo Eccel encontrou no salão nobre da Prefeitura representantes de dez modalidades diferentes e ouviu as opiniões e sugestões dos presentes.
Uma das situações que foi levantada pelo próprio prefeito durante o encontro foi a utilização conjunta de espaços, alocando modalidades parecidas de forma mais próxima, através da setorização de espaços. Um exemplo é a proximidade que CTG e Brusque Jeep Clube têm no projeto da Vila Olímpica, com os dois eventos compartilhando um espaço público, que será utilizado por cada entidade em épocas distintas.
Além disso, a cessão do espaço e a forma de contrato que será feito entre Prefeitura e entidades será discutida em outra reunião, no dia 26 de fevereiro. Nesta data, também será apresentado o projeto final da setorização dos espaços, que será desenhado através de conversas separadas com as entidades.
Dentro do plano de mobilidade e do fluxo dentro da Vila, a Estrada da Fazenda, via que corta o terreno, será deslocada para mais próximo do rio, utilizando a atual estrada como acesso interno da estrutura, liberando o trânsito no local para quem não precisar entrar dentro do complexo esportivo.
A intenção é de que o primeiro evento realizado dentro da Vila Olímpica seja a Fenajeep 2016. Porém, se alguma outra estrutura ficar pronta antes da realização da Fenajeep, eventos podem acontecer no local, dando o pontapé inicial para a utilização da Vila Olímpica.
Durante a consulta popular, feita pelo site da Prefeitura, foram registradas 117 sugestões vindas do público em geral e de pessoas interessadas em fazer parte do projeto. E uma das ideias, que será discutida em breve é a possibilidade de a vila levar o nome do desportista Rubens Fachini.
Para a terraplanagem e a estrutura básica para o início dos trabalhos, o poder público municipal trabalhará com os recursos que sobraram da venda dos lotes da Secretaria de Obras. Estes recursos chegarão mensalmente, de acordo com a licitação feita para a venda do local.
Já para auxiliar na construção dos espaços das modalidades, o prefeito estará no Ministério dos Esportes no dia 5 de fevereiro para buscar formas de financiar alguma parte das obras. O terreno, adquirido em 2014, tem cerca de 480 mil metros quadrados, e tem previsão de mais de 1.300 vagas de estacionamento, além de um espaço destinado para o Estádio Municipal.
Sobre esse tema, o presidente do Brusque Futebol Clube, Danilo Rezini comentou sobre a reunião. De acordo com ele, o clube irá atrás de parceiros para viabilizar a construção do estádio, e a diretoria irá trabalhar para que a gestão do estádio fique com o Brusque FC, através de contrato. Um dos primeiros passos para a realização do estádio deve ser a implantação do gramado, antes mesmo da construção da estrutura de concreto.