(Vídeo) Nova diretoria da OAB Brusque é empossada
Brusque
A solenidade de posse da diretoria eleita para o triênio 2022/2024 da Subseção Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebeu autoridades regionais, no auditório do Centro Empresarial de Brusque (CEB). O evento, na noite desta quarta-feira (23), também marcou a posse dos conselheiros eleitos além dos delegados da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (Caasc).
Rafael Niebuhr Maia de Oliveira foi eleito presidente da Subseção Brusque da OAB, em novembro e havia tomado posse oficialmente em janeiro. Na avaliação dele, um evento com a participação de tantas autoridades de toda a região demonstra a recuperação do respeito e importância da entidade.
“O tamanho da OAB é muito grande e, para atingir o potencial que ela merece, temos que nos esforçar muito. Hoje é, mais um momento de festa, quando paramos um pouco nosso trabalho, que tem sido intenso, para para agradecer”, comentou o presidente.
No estado
A presidente estadual da OAB, Claudia Prudêncio se disse feliz por poder acompanhar a posse do colega e fez um balanço dos cerca de 80 dias de trabalho a frente da entidade. Ela é a primeira mulher a assumir o posto e destacou o fato de ter conseguido colocar em prática parte das propostas indicadas durante a campanha que a levou à presidência.
Entre as medidas, destacou a implantação de 50% de desconto da anuidade da jovem advocacia pelos primeiros 5 anos de atuação. Hoje, segundo a presidente, eles representam 60% dos advogados no estado.
Outro tema que ela enfatizou foi a liberação dos R$ 5 mihões que estavam pendentes e devem ser destinados para os advogados dativos. Segundo Cláudia, cerca de 10 mil profissionais catarinense mantém este foco de atuação.
Além disso, Cláudia afirma ter mantido uma atuação forte contra a cobrança de alvará de funcionamento para os escritórios de advocacia, feita por alguns municípios do estado. Como sinal de menor burocracia da atuação dos advogados, indica a aprovação de uma lei que desobriga o reconhecimento de documentos em atos administrativos. “São quase 80 dias de muito trabalho e nós já fizemos muito, já entregamos muito para a advocacia catarinense”
Conexão
Com a chegada de um representante catarinense à diretoria da OAB Nacional, Rafael Horn, vice-presidente da entidade nacional destaca a conexão entre os diferentes níveis. Ele
“Ele foi conselheiro estadual, enquanto fui presidente da OAB SC e, desde lá, demonstrou sua liderança, sua capacidade de aglutinação e de levar adiante os projetos que transformaram a nossa OAB-SC e que nos levaram tão longe”.