(Vídeo) Brusque amplia em 40 o número de estações meteorológicas
Educação e Defesa Civil
As 40 estações meteorológicas apresentadas, nesta quinta-feira (30), durante solenidade, no Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID), ampliarão a capacidade de monitoramento do clima brusquense. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação e Defesa Civil.
Enquanto a primeira vai aproveitar o funcionamento e dados como parte do Projeto de Robótica Educacional, os locais onde serão instaladas as estações serão definidos pela Defensa Civil. O órgão já mapeou pontos para a melhor cobertura da cidade e, a projeção é que 90% da área urbanizada de Brusque seja coberta pelo serviço.
O prefeito Ari Vequi enfatizou tanto os benefícios da iniciativa para o monitoramento dos fenômenos naturais, quanto a possibilidade das crianças terem contato com uma mais tecnologia e entenderem sobre as características locais. Na avaliação do prefeito, o maior contato dos estudantes com estas tecnologias representam também uma melhoria no desenvolvimento dos mais jovens.
“É também dentro de um processo de inovação e tecnologia que as nossas crianças vão sair das unidades escolares preparadas”, descreveu Vequi. Em linha semelhante foi a secretária de Educação, Eliani Buemo, enfatizando as possibilidades de uso das estações no ensino.
As estruturas, parte do ensino de robótica na rede pública, vão contribuir ainda para disciplinas como geografia, ciências e matemática. “Elas significam ferramentas para incrementar o processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Na avaliação do coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, a parceria é benéfica e foi priorizada devido à ampliação da capacidade de monitoramento de dados como força e direção de vento, temperatura e chuvas. A tendência é que, no futuro, as unidades também recebam melhorias, para aumentar as possibilidades de uso.
Há 10 anos, dados de 10 estações próprias e, outras 17, do governo federal abasteciam de informações o órgão. O problema é que, além da abrangência menor, a falta de manutenção dos equipamentos cedidos, limitava o monitoramento. “Ao meu conhecimento, não tem nenhuma outra cidade no estado com tanta cobertura com estação meteorológica como a gente vai ter”, resume.