(Vídeo) Moradores do Volta Grande convivem com falta de água recorrente
Brusque
Um problema de abastecimento de água tem se tornado rotina na vida de boa parte dos moradores do bairro Volta Grande. Os relatos feitos para Rádio Cidade indicam uma recorrência da falta de água, principalmente aos finais de semana e feriados.
Uma das casas que é afetada pelo problema de forma recorrente é a de Simara de Borba. Ela afirma que o problema se agravou em junho, quando passou a faltar, inclusive, durante a semana. Em alguns casos, segundo a moradora, o serviço volta por tempo insuficiente para repor os reservatórios das casas.
A projeção da morada é que há insuficiência na infraestrutura mantida no bairro. O motivo é a disponibilidade do serviço em partes do loteamento enquanto os pontos mais altos sofrem com o desabastecimento.
Sandra Oliveira mora no loteamento há cerca de dois anos. Além da rua Florence, ela também já morou na rua Horizonte, também no mesmo loteamento. “Com frequência é mais aqui e não tínhamos essa falta de água como temos aqui, agora”.
Além da dificuldade da prestação de serviço, outro ponto levantado pelas moradoras é a dificuldade de contato com o órgão responsável. Apesar das tentativas de contato pelos canais oficiais, elas alegam demora em ações práticas ou alegações desencontradas com a rotina dos moradores do entorno.
“Eles dizem que a gente não faz nenhuma reclamação, que não tem (registros), mas todos nós estamos, sempre, entrando no site, colocamos em grupos para ver quem está sem água e a maioria dos vizinhos estão sem água e fazendo as reclamações através do site”, descreve.
Ainda antes de mudar para o local ou mesmo da urbanização atual do loteamento, Irene dos Santos já era afetada pela dificuldade de abastecimento de água. Ela começou a construção da casa no local ainda em 2020 e “De lá para cá, fizemos o muro, fizemos a casa e tinha dias que faltava água até para a construção”.
Com o agravamento recente do problema, Irene relata dificuldades para conseguir manter rotinas básicas de limpeza ou dos afazeres domésticos, principalmente nos períodos que há mais moradores em casa.
“Sábado eu liguei lá (no Samae) e ele me falou que estavam fazendo reparo. Aí eu perguntei para ele ‘mas, nos outros sábados, todos tem reparos, então? em todo sábado estou com falta de água’”, relata a moradora. A Rádio Cidade fez contato com o Samae de Brusque, por mais de uma vez, para falar sobre o caso e não obteve retorno até o fechamento deste conteúdo.